Uma equipa da COSEC – Companhia de Seguros de Crédito, esteve na sede do Grupo J.J. Louro para uma sessão de informação orientada para a equipa comercial.
Sara Poeiras, Luísa Varandas e Ana Paula Oliveira explicaram aos participantes no que consiste o seguro de crédito e os seus três pilares básicos (prevenção de risco, recuperação de dívidas e indemnização), quem é a COSEC e qual o serviço que presta ao Grupo J.J. Louro e como pode ser desenvolvida a parceria entre a COSEC e o Grupo.
Os seguros de crédito para empresas cobrem o risco de não pagamento das vendas de bens e serviços a crédito. São seguros feitos por empresas para precaver riscos relacionados com cobranças ou exportações.
Foi exatamente com o intuito de ter um apoio especial na cobertura do mercado externo que teve início, em 2016, a parceria entre o Grupo Louro e a COSEC.
Sara Poeiras, Diretora do Departamento Comercial Sul, relembra esta primeira experiência à qual a COSEC pôde dar um apoio especial pela proximidade dos clientes, atendendo à sua presença internacional reforçada pelo acionista Allianz Trade.
A experiência correu bem e, dois anos depois de ter início, foi estendida ao mercado nacional. “Desde então, por volta de 2018, temos estado com esta cobertura conjunta e com um crescimento de alinhamento de procedimentos relacionados com necessidades do negócio, prazos, mercados, ou apoio à cobrança”, assegura Sara Poeiras.
A responsável reforça que tem sido um trabalho de parceria. “A seguradora é uma empresa que está no meio entre o cliente e as empresas. Somos uma entidade externa, mas gostamos de nos sentir parte da equipa”.
Para Vasco Aparício e Luís Silva, do Departamento Financeiro do Grupo J.J. Louro, este tipo de ações é muito importante porque a função comercial e a financeira devem ser complementares. “A área comercial tem, obviamente, determinados objetivos de venda, mas não pode descurar o fator risco. É aqui que entra a área financeira para, em diálogo com a área comercial, esclarecer e chamar à atenção para o perfil de cada cliente. Por outro lado, é importante que o departamento comercial saiba quais os critérios seguidos na análise de risco e na concessão de crédito”, refere o diretor financeiro, Vasco Aparício, destacando o caráter sobretudo pedagógico desta sessão.