Apresentação de resultados de 20 meses de Sementeira de Afetos

Mais de 280 metros de tecidos que seriam desperdícios da J.J. Louro foram doados ao projeto Sementeira de Afetos que os transformou em meio milhar de peças originais e úteis.

O “Sementeira de Afetos” é um projeto desenvolvido pelo Centro Social Paroquial Santa Margarida de Abrã (CSPSMA), através do projeto Semear Afetos, e tem como missão promover o envelhecimento ativo e feliz, empoderando os idosos e levando-os a serem valorizados pela sociedade, através das suas artes, histórias de vida e saberes.

O projeto contou com o apoio do programa Cidadãos Ativ@s, financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Bissaya Barreto. Um apoio que decorreu durante 20 meses e que terminou em dezembro de 2023.

Na apresentação pública dos resultados alcançados durante estes 20 meses, a 8 de fevereiro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Santarém, Nancy Martins, Diretora Técnica do projeto, realçou os números que marcaram a iniciativa: 15 instituições do concelho de Santarém envolvidas, cerca de 200 participantes e mais de 80 sessões e workshops de costura.

Com um cariz social bem vincado, o projeto tem também uma componente ambiental, ao dar uma segunda vida ao que de outra forma seriam desperdícios. Como parceiro do projeto, o Grupo Louro esteve representado por Elsa Benavente, que explicou como são recolhidos os tecidos e como alguns acabam por ser utilizados em produtos posteriormente adquiridos pelo Grupo, como o cubo sensorial que integra a mala de maternidade oferecida aos futuros papás e mamãs do Grupo Louro. “Um bom exemplo de como colocamos em prática a Responsabilidade Social”, refere a Diretora do Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos do Grupo.

O “Sementeira de Afetos” teve também como parceiros a Câmara Municipal de Santarém e a União Distrital de Instituições Particulares de Solidariedade Social de Santarém.

16.02.2024 | Grupo J.J.Louro Pereira