Mais de 280 metros de tecidos que seriam desperdícios da J.J. Louro foram doados ao projeto Sementeira de Afetos que os transformou em meio milhar de peças originais e úteis.
O “Sementeira de Afetos” é um projeto desenvolvido pelo Centro Social Paroquial Santa Margarida de Abrã (CSPSMA), através do projeto Semear Afetos, e tem como missão promover o envelhecimento ativo e feliz, empoderando os idosos e levando-os a serem valorizados pela sociedade, através das suas artes, histórias de vida e saberes.
O projeto contou com o apoio do programa Cidadãos Ativ@s, financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Bissaya Barreto. Um apoio que decorreu durante 20 meses e que terminou em dezembro de 2023.
Na apresentação pública dos resultados alcançados durante estes 20 meses, a 8 de fevereiro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Santarém, Nancy Martins, Diretora Técnica do projeto, realçou os números que marcaram a iniciativa: 15 instituições do concelho de Santarém envolvidas, cerca de 200 participantes e mais de 80 sessões e workshops de costura.
Com um cariz social bem vincado, o projeto tem também uma componente ambiental, ao dar uma segunda vida ao que de outra forma seriam desperdícios. Como parceiro do projeto, o Grupo Louro esteve representado por Elsa Benavente, que explicou como são recolhidos os tecidos e como alguns acabam por ser utilizados em produtos posteriormente adquiridos pelo Grupo, como o cubo sensorial que integra a mala de maternidade oferecida aos futuros papás e mamãs do Grupo Louro. “Um bom exemplo de como colocamos em prática a Responsabilidade Social”, refere a Diretora do Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos do Grupo.
O “Sementeira de Afetos” teve também como parceiros a Câmara Municipal de Santarém e a União Distrital de Instituições Particulares de Solidariedade Social de Santarém.