O Centro Social Paroquial de Santa Margarida de Abrã (CSPSMA), com o projeto Semear Afetos, é uma das entidades à qual pode ser doado, sem qualquer custo para o contribuinte, 0,5% do Imposto Sobre Rendimento das Pessoas Singulares (IRS).
Esta Instituição Particular de Solidariedade Social, ativada pelo Sr. Comendador Joaquim José Louro Pereira, apoia vários agregados familiares da região em situação de carência económica e social, e durante o ano de 2022 realizou atividades que envolveram mais de duas centenas de crianças e mais de 90 idosos. Tendo ainda apoiado cerca de 120 famílias através da distribuição de cabazes alimentares.
Para poder continuar a Semear Afetos na comunidade, o CSPSMA conta com a ajuda de todos e apela a que, quando estiverem a preencher o Modelo 3 da declaração de IRS não se esqueçam de, no Quadro 11, colocar uma cruz no campo 1101, em Instituições Particulares de Solidariedade Social, e o NIF 503 190 543.
O Estado abdica de 0,5% do seu IRS e envia essa percentagem já liquidada para o CSPSMA, sem qualquer custo para o contribuinte.
Apesar de o prazo de entrega do IRS 2023 (referente aos rendimentos de 2022) decorrer de 1 de abril a 30 de junho, é já possível, durante o mês de março, escolher no portal das Finanças a entidade à qual se deseja consignar parte do IRS. Esta escolha pode ser depois confirmada na declaração de IRS pré-preenchida.